segunda-feira, 1 de março de 2010

O Xamanismo e o Santo Daime.


A cultura Xamânica é impressionante! Como funciona em suas variadas formas. É muito interessante também ver como está presente na nossa Doutrina do Santo Daime.
O xamanismo é o mais antigo estudo da espiritualidade conhecido, nasceu na sibéria, por volta de 30 mil anos atrás. Algumas pessoas discordam, argumentam que é provável que seja ainda mais antigo, cerca de milhões de anos atrás, pois nesse tempo já existiam as primeiras formas humanas.
O interessante é que o mesmo conhecimento que foi, e vem sendo praticado por diversas culturas ao redor do mundo, sem que estas tenham se conhecido. Curioso o fato de que essa distância não tenha impedido essa pratica em diversas areas do globo.
Com seus vários métodos de trabalho, os xamãs usam tambores, chocalhos, danças e cantos em seus rituais para se atingir o estado xamânico de consciência. No Santo Daime, usamos também do mesmo conhecimento, nós dançamos nosso bailado, usamos maraca (uma variação dos chocalhos xamânicos) e também cantamos nossos hinos.
Nota-se a grande semelhança.
Particularmente, acho de muito aprendizado beber o chá e adentrar o mundo espiritual, porém sei que só isso não basta para salvar alguém. É preciso muito trabalho dentro e fora dos salões.
Para tornar-se um verdadeiro xamâ, é preciso saber trabalhar tanto no planto spiritual, quanto no plano material. Dedicando ainda mais atenção ao material, já que é nele que ficamos a maior parte do tempo, o estado xamânico de consciência é sempre muito breve, logo retornando-se ao plano físico.
O trabalho de um verdadeiro Xamã nao se resume apenas em viajar pelo plano astral a fim de ajudar alguém com enfermidades, também tem que ter um bom trabalho no lugar onde mora, com as pessoas que convive, isso é de suma importância para ter a confiança de todos.
Ele pode ser um bom caçador, bom conselheiro, participar das finanças de sua comunidade, é exemplo nos dois mundos.
O povo é que indica o quanto é poderoso um xamã, escolhendo ou indicando quando se precisa dele, seja nos casos mais simples da comunidade, ou nos casos mais complicados, de doenças, pragas, etc.
Ele sabe se locomever daqui pra lá com extrema facilidade entre os dois planos, sabe buscar um animal de poder no astral e trazer até onde se realiza a cura ou o processo de energização do paciente.
No Santo Daime, muitas vezes também presenciamos curas realizadas nesse estado que chamamos de xamânico. O que nos remete a esses conhecimentos dos índios xamãs.
Entre os Conibos da Amazônia Peruana, ainda hoje se faz o uso da ayahuasca em seus rituais. Os Jivaros do Equador também fazem o uso do chá sagrado, aliás, a ayahuasca serve de alicerce espiritual pra esses povos. No Daime não é diferente, onde o chá é nosso sacramento, por qual temos grande respeito e devoção.
É importante ressaltar que nem todos os povos que praticam xamanismo usam plantas de poder. Há povos que alcançam esse estado através da dança, cantorias, orações, chamados, entre outros.
Os Lakotas são um bom exemplo, não usam nem um tipo de planta de poder para alcançar um estado alterado de consciência. É muito comum entre nós da sociedade civilizada pensar que só aquela forma é a certa, mas não funciona assim. Todos estão certos, tanto os Conibos que usam ayahuasca, quanto os Lakotas que não usam.
É preciso ter em mente que não precisamos usar ayahuasca pra estar com Deus, porém é preciso saber o uso do chá pode ser benéfico de várias formas. Equilibrando a mente, corpo e desenvolvendo nossa espiritualidade, levando-nos a uma conexão divina.
Faço uso da ayahuasca e só tenho a agradecer, foram tantas graças e entendimentos que recebi ao longo desses anos participando das cerimônias com o chá. Fico triste ao ver pessoas dizendo que faz mal, que é droga, coisas do gênero. Mas sei que isso é fruto da ignorância. Por outro lado, me felicita muito ver que isso vem sendo mais respeitado, respeitando os índios que nos passam esses ensinamentos a milênios.

Por Bruno Ramos, editado por Paulo Leal.

4 comentários:

Om disse...

Muito bom bom, Bruno. como diz um hino do meu padrinho " A floresta e seus mistérios, suas plantas, seus remédios, Deus criou para nos curar, os caboclos ja sabiam mediina já faziam, folha, cipó, água fogo e ar" Viva o Santo Daime

Unknown disse...

Existem a tribo dos Ashaninkas que consagram Ayahuasca também, que se localizam no estado do Acre, numa região fronteiriça com o Peru. Acho linda essa tribo! Acredito que essa semelhança com o xamanismo e o Santo Daime, além de também ser por por ambos possuírem vínculos muito profundos com a floresta e pela causa da sua preservação, é porque o Mestre Irineu, difusor da Doutrina, teve contato com a bebida sagrada através dos própios índios, que se eu não me engano, você pode até esclarecer, eram do Peru, não? O que é muito interessante, de fato. E o que eu acho demais bonito no xamanismo também, é que além de doutrina, ele abrange Universalismo e a Integração com a Mãe Natureza, que está dentro de nós. Na verdade, transcende o que para nós, mente racional, dizemos ser certo ou errado, e as concepções formadas do que deve e do que não deve ser, todos os "comos e porquês". No xamanismo a sabedoria e a harmonia existem, livres, por si só, pois são sentidas, apenas. E muito disso a gente encontra com a Divina Ayahuasca, não? Graças ao Pai! Amém!

Bruno Ramos disse...

e uma das coisas mais interessantes da história do xamanismo é que ele influenciou muito culturas como o cristianismo, o budismo, o hinduismo, só pra se ter uma idéia da magnitude que é o xamanismo.

Unknown disse...

PESSOAL, DEVIDO A INFLACAO PRESENTE NO BRASIL , TIVEMOS QUE REAJUSTAR NOSSA TABELA DE PRECOS DE NOSSOS CURSOS, AFINAL , NO ASTRAL TUDO É MAIS CARO !
PRECISO MUITO DO SEU DINHEIRINHO, TROUXAS !!!!! HEHEHEHEH !
XAMÃ GIDEON LAKOTA

http://www.ceunossasenhoradaconceicao.com.br/a-obra/tabela-de-cursos-e-rituais.html