sexta-feira, 12 de março de 2010

O Mestre e o xamã.


O Mestre e o xamã.

Quem disse que o mestre não era xamã? Com seu cajado, parecia muito com um índio Jivaro e seu bastão(necessário para a iniciação xamã). O que falar de quando o mestre recebeu o hinário da Rainha Soberana Mãe, Nossa Senhora da Conceição. Recebendo também as instruções para fundar a doutrina! Quando em estado xamânico de consciência (EXC), recebeu mais de 100 hinos, compondo o seu hinário “O Cruzeiro”, conhecido também como “O Santo Cruzeiro”. Começando assim, da floresta, sua caminhada rumo ao legado de mestre.
Irineu nessa época praticava cura em pessoas que se encontravam em estado critico, igual ao xamã, que vai ao mundo profundo resgatar o poder de seu paciente desanimado, trazendo de volta sua força e saúde.
História parecida com seu seguidor, Padrinho Sebastião, que não se considerava mestre, mas porque não o considerar um xamã também? Sim, pois mesmo antes de conhecer o mestre e entrar pro Santo Daime (Alto Santo), já era kardecista e muito conhecido em seu povoado, no acre, como curandeiro. Muitos o procuravam a fim de curar suas chagas, realmente o xamanismo é universal, como descreve com propriedade o antropólogo Michael Harner, escritor do livro “O caminho do xamã”, onde o mesmo relata várias viagens ao alto amazonas, conhecendo de perto a cultura xamânica e tornando-se um deles.Todos nós podemos vir a tornarmos xamãs, tudo depende de nosso empenho em aprender as técnicas e ser um bom exemplo onde vivemos.

O livro de Harner encontra-se disponível para download no post anterior.
Sem dúvidas esse livro é um estudo fino sobre o xamanismo, estados alterados de consciência (EAC), estado xamânico de consciência (EXC), estado comum de consciência (ECC), bem como referências ao estudo do Carlos Castaneda, estudioso do xamanismo, onde usa outro termo para descrever esses estados, que fala da realidade comum e realidade incomum.

Muito agradecido a todos os leitores do blog. lol

Nenhum comentário: