quarta-feira, 17 de março de 2010

A Umbanda.

Um tema muito pouco conhecido de fato por nossa sociedade é a umbanda.
O que é a umbanda na verdade? A umbanda não pode ser considerada apenas uma religião fundada por uma pessoa e sim um conjunto de conhecimento antigo que veio se desenvolvendo ao longo dos tempos. Muito se ouve falar em entidades, preto velhos, exus, orixás, pai velho, entre outros. È comum às pessoas logo denominarem de macumba ou macumbeiros aqueles que praticam esse conhecimento, isso se deve ao nosso atraso espiritual, onde a igreja católica tem grande influência, assim como a IURD (Igreja Universal do Reino de Deus), que por causa de alguns casos de mau uso dos conhecimentos de umbanda, generalizou acusando qualquer praticante de macumbeiro, mas não é bem assim. A umbanda sincretiza (mistura) vários elementos, inclusive de outras religiões como o próprio catolicismo, o espiritismo e as religiões afro-brasileiras, formando assim várias umbandas, conhecimento presente inclusive no santo daime, religião nascida na floresta amazônica. Muitos pensam que a umbanda não reconhece Jesus com sendo o salvador, filho de Deus, e se enganam, pois a base filosófico - religiosa da Umbanda é, sem nenhuma dúvida aquela pregada por Cristo.
As raízes da Umbanda são difusas. Entretanto, podemos afirmar que ela foi criada em 1908 pelo Médium Zélio Fernandino de Moraes, sob a influência do Caboclo das Sete Encruzilhadas.
Antes disso, já havia, de fato, o trabalho de guias (pretos velhos, caboclos, crianças, exus, etc), assim como religiões ou simples manifestações religiosas espontâneas cujos rituais envolviam incorporações e o louvor aos orixás. Entretanto, foi através de Zélio que organizou-se uma religião com rituais e contornos bem definidos à qual deu-se o nome de Umbanda.
Nesta época, não havia liberdade religiosa. Todas as religiões que apontavam semelhanças com rituais afros eram perseguidas, os terreiros destruídos e os praticantes presos.
Assim como o xamanismo, a umbanda é um assunto muito pouco conhecido por nossa sociedade, ainda presa a velhos padrões e paradigmas. Deveríamos estudar mais temas como esses.

Por Bruno Ramos

Para saber mais: http://pt.wikipedia.org/wiki/Umbanda

Nenhum comentário: