terça-feira, 23 de março de 2010

Minha mídia problema.

Realmente não se pode creditar emissoras e revistas como a Record e a Veja, que criam suas matérias sempre visando seus interesses, ontem passei por uma banca de revista e vi na capa da veja, “ O psicótico e o daime” e mais uma pergunta em baixo, “até que ponto vai a tolerância com uma seita que usa uma droga em seus rituais”. Até quando nossas principais fontes de informações emitirão preconceito? Criando matérias totalmente tendenciosas, sensacionalistas e visando lucros, sofrendo influência direta de pessoas da igreja, o bispo Macedo e a Record, por exemplo, influenciando o conteúdo de suas reportagens. Cadê nossa liberdade religiosa? Essas emissoras estão colocando para sociedade que os mais de 15 mil adeptos do Santo Daime são um bando de drogados, anti-sociais, devido há alguns casos isolados que aconteceram recentemente. E a coincidência é que essas coisas aconteceram no mesmo momento em que o governo brasileiro regulamentou o uso religioso da ayahuasca. A que se deve essa liberação? Isso aconteceu devido há muita luta por parte das religiões ayahuasqueiras (que fazem uso da bebida sagrada dos índios), entre elas o Santo Daime, A União do Vegetal e Barquinha, todas nascidas na floresta amazônica. E o que dizer então dos vários anos de estudos por parte de psicólogos, psiquiatras, médicos, etc?. que comprovaram que o chá não pode ser considerado uma droga, afirmando assim uma cultura de milênios.

A palavra certa a ser usada para definir o chá é enteógeno. Mas o que é isso?

Enteógeno (ou enteogénico) é o estado xamânico ou de êxtase induzida pela ingestão de substâncias alteradoras da consciência. É um neologismo que vem do inglês: entheogen ou entheogenic, tendo sido proposto em 1973 por investigadores, dentre os quais se pode citar Gordon Wasson (1898-1986).

A palavra enteógeno, que significa literalmente "manifestação interior do divino", deriva de uma palavra grega obsoleta, da mesma raiz da palavra "entusiasmo", que refere à comunhão religiosa sob efeito de substâncias visionárias ou a ataques de profecia, e paixão erótica. Entretanto este termo foi proposto como uma forma elegante de nomear estas substâncias, sem taxar pejorativamente costumes de outras culturas (ver Medicina indígena).

O uso de plantas (ou fungos) para alteração da consciência e percepção é uma realidade mundial e milenar. Até mesmo animais usam plantas com atividade psicotrópica, como é o caso de javalis e primatas que cavam para conseguir as raizes do poderoso eboka. Esses seres são considerados pelos usuários, como seres divinos e professores espirituais. Entre as plantas, alguns dos enteógenos mais conhecidos são Ayahuasca, Jurema, Cânabis, Yopo, Peiote, Ololiuqui. Entre os fungos, Psilocybe, Amanita

Dentro dessa explicação da wikipédia podemos sacar como nossa sociedade é atrasada, requerendo de mais investimento na educação das pessoas, por que o preconceito é fruto da ignorância. Por sorte hoje em dia temos mais fontes de informações, a internet, por exemplo, onde podemos pesquisar aquilo que queremos realmente saber e não aquilo posto pela mídia, mas mesmo assim devemos está atentos pra qualquer tipo de manipulação, onde a internet não está livre disso, devemos selecionar bem aquilo que iremos digerir.

Por Bruno Ramos

4 comentários:

Unknown disse...

concordo com você, nossa sociedade tá muito atrasada e ignorante quanto aos enteógenos... a santa maria é um exemplo clássico, né?
estou aqui na torcida pra que, com o passar do tempo, a humanidade - em geral, não só daqui do brasil - acorde e veja a importância que os enteógenos tem, e o respeito que é necessário ter com eles.

Unknown disse...

nossa, em "humanidade" era pra ser "sociedade" UHAEUIHA

Bruno Ramos disse...

rsrsrs. entendi.

então, o que falta é educação, os politicos roubarem menos, e um pouco de sorte p dmiminuir com essas coisas, nosso Brasil é cruél.
até os estados unidos são mais liberais, lá em vários estados é liberado o plantio e consumo da cannabis, e existe a igreja nativa americana que usa o enteógeno do cacto chamado peyote, e conta com mais de 500 mil adeptos, aqui no Brasil o daime conta com mais de 15 mil só. na África tem a iboga, uma bebida usada em rituais.

espero que cada vez mais as pessoas compreendam que Deus foi quem criou essas plantas de poder, para nós usarmos com sabedoria, pra curar doenças, transcender o espirito, ter um contato mais íntimo com o divino, etc.
chega de ignorância.
Viva as plantas de poder!!

Unknown disse...

bom , toda história tem um fundamento ainda mais qndo se trata de religiosidade, que com o passar dos anos veio se criando sérios tipos de preconceito devido a falta de informação.
pra mim só é dado devido respeito a quem se dá respeito seja grande ou pequeno . Então como diz o hino segue sempre teu caminho deixa quem quiser falar. como já dizia Mestre Irine prevendo sérios balanços que poderiam vir , e estão acontecendo .
Nós adeptos dessa santo bebida tanto do santo daime qnto da União Barquinha e outros centros independentes que tem a seriedade e respeito, o que temos que fazer?
é passar essas informações a essas pessoas, ñ dizer que estamos certos e elas erradas , mas sim esclareçer de que há um proposito assim como todas as outras religiões .
¨Firmeza no pensamemto de todos nós e que essa corrente de amor faça vibrar cada vez mais em nossos corações¨.