quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Reportagem publicada na Gazeta do Sul sobre o Santo Daime

“Padrinho Alfredo é o líder máximo"
O precursor do Santo Daime no Brasil, mestre Raimundo Irineu Serra, nasceu no Maranhão em 1892. Aos 20 anos de idade, foi para o Acre trabalhar nos seringais da fronteira com a Bolívia. Foi lá que teve contato com a bebida indígena ayahuasca, que lhe trouxe a iniciação. No contato com o líquido, fruto da mata, teria recebido a força e a revelação para fundamentar a Doutrina do Santo Daime, iniciada em Rio Branco.


Lá implantou uma vila, hoje denominado Bairro Alto Santo, de onde expandiu a doutrina. Entre as pessoas que atendia, encontrou Sebastião Mota de Melo, rezador e curador nascido em 1920, que se desenvolveu na doutrina espírita e, ao mudar-se para Rio Branco, em 1957, se tornou discípulo de mestre Irineu, de quem teria recebido o dom de expandir o culto do Santo Daime pelo Brasil. Em 1982 fundou o assentamento hoje denominado Vila Céu do Mapiá, no Amazonas, onde é produzida a bebida consumida nos rituais daimistas. Neste local, ocorrem hoje festivais mundiais da doutrina.


Sebastião Mota de Melo morreu em 1990, no Rio de Janeiro. Seu filho, Alfredo Gregório de Melo, chamado padrinho Alfredo, nasceu em 1950 e já aos 7 anos participava dos trabalhos espirituais realizados pela família. Ainda jovem, conheceu o Santo Daime com o mestre Irineu e, desde então, segue na doutrina daimista, da qual é o líder máximo.

2 comentários:

Samir Raoni disse...

Que maravilha de reportagem meu soldqdo da rainha. Parabens! fico imensamente feliz de vc estar sendo um difusor dessa doutrina tão bonita.

Grande abrãço kakashi-san

Anônimo disse...

OLHA ESSA CARA DE SAFADO